Um estudo sobre Graça de Deus parte 2

A bíblia diz que a Graça de Deus traz a salvação, podemos ver isso no livro de Tito, no novo testamento, onde diz: “Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens…”, Tito 2:11.

Portanto, entender o que o termo graça significa é crucial para nossas vidas. Se perguntamos para alguns cristãos o significado da palavra graça, alguns dirão que se trata do perdão de Deus em nossas vidas, o que de fato está correto, porém a graça representa muito mais.

Sem a graça, não teríamos direito a vida eterna, pois é por meio dela que Deus nos concede tal privilégio.

No novo testamento temos vários exemplos de como Deus derramou a sua graça na vida de cada um de nós. Graça significa “favor não merecido”, o primeiro exemplo claro é a entrega de Jesus que morreu por um povo que não merecia, e ressuscitou trazendo vida para um mesmo povo que não merecia.

No velho testamento, quando as pessoas precisavam se apresentar parar Deus era necessário oferecer sacrifícios, no novo testamento o que temos é a aproximação do homem com Deus, pois a morte de Jesus rasgou o véu do templo, nos permitindo apresentar a Deus de forma livre, isso é Graça.

Segundo o velho testamento, o homem vivia debaixo da lei, hoje em dia não suportaríamos viver pela lei do antigo testamento, como poderíamos apedrejar um filho que cometeu um erro? Seríamos capazes de oferecer tantos sacrifícios por cada um de nossos pecados? Certamente que não. A graça nos tira da lei, e assim vivemos por ela. Se errarmos, Deus estará pronto para ouvir e perdoar.   “… Pois não estais debaixo da lei, e sim da graça” Romanos 6:14.

graca

Entendendo o que é a graça de Deus:

  • A graça é um favor não merecido
  • A graça vem do amor de Deus, a graça vem do alto, e não de nós. Nos livros do Apóstolo Paulo no novo testamento, podemos ver com frequência o termo “Graça e paz do Senhor”. “A todos vós, graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo”, Gálatas 1:3.
  • A graça é a mensagem do evangelho: o ministério do evangelho tem como objetivo mostrar a graça de Deus em Cristo, que nos oferece um amor e perdão mesmo que não seja merecido.
  • A graça proporciona a salvação, “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus” – Efésios 2:8.

 

A importância da graça:

Todo homem é pecador. Vivenciamos na sociedade um contexto onde diversas tragédias acontecem, filhos se levantam contra seus pais, mentiras reinam no meio das famílias, prostituição presente por todos os lados, vícios, roubos. Porém, segundo o evangelho do novo testamento, Deus nos oferece imensa misericórdia através do seu perdão, através do sangue de Jesus.

Se não fosse a graça de Deus, não existiria a salvação, não existiria a vida eternar. É justamente por derramar tanta graça, que podemos receber o perdão.

Porém, não basta somente receber o perdão, é preciso também viver pela graça, não cometer mais os erros anteriores, é preciso fugir do pecado, é preciso adotar uma vida de acordo com a palavra do Senhor.

Para vivermos na graça é essencial evitar as ocasiões do pecado e vigiarmos nossas atitudes para com o próximo.

 

Vivendo sempre na graça:

“Cuidem que ninguém se exclua da graça de Deus. Que nenhuma raiz de amargura brote e cause perturbação, contaminando a muitos. ” (Hebreus 12.15)

Ficou entendido o que significa a palavra graça e a sua importância para o homem. E para manter essa graça em nossas vidas, é preciso o cuidado.

Cuide-se em oração para que você não caia, tenha amigos que possa ajuda-lo, alimente-se diariamente com a palavra, leia a bíblia nem que seja 15 minutos no dia. Ajude o próximo, tenha atitudes que agradem a Cristo conforme sua palavra.

O que aprendemos aqui:

  • A graça é o favor imerecido
  • A graça é um dom gratuito de Deus oferecido ao homem
  • Pela graça recebemos a salvação
  • Para permanecemos na graça é preciso andar conforme a palavra de Jesus
  • O homem mesmo não merecendo, recebe o perdão de Deus dia após dia.
  • A graça está associada com benevolência, perdão, favor amizade, privilégio;