O que é teologia sistemática.

A teologia explica o que a fé cristã ensina. Dentro do cristianismo existem muitas doutrinas que sempre ouvimos falar durantes os cultos, mas talvez nunca nos atentamos à sistematização deles. As principais doutrinas são: doutrina da trindade (não aceita por alguns grupos cristãos), doutrina da criação, doutrina da providência, doutrina da salvação (soteriologia) doutrina da igreja, doutrina dos sacramentos, doutrina das últimas coisas dentre outras. A teologia organiza todas essas doutrinas proporcionando melhor entendimento por quem estuda.

Desde de a origem da fé cristã, com a igreja primitiva, o hábito de se debruçar nos conhecimentos bíblicos sempre teve forte ardor no coração daqueles que amam a Deus. At 2:42 (se dedicavam ao ensino dos apostolos) ou os próprios bereianos que sempre consultavam as escrituras para ter certeza se aquilo que estavam ouvindo realmente provinha do Senhor, e por isso foram considerados nobres.

A palavra Teologia (derivada de Theos e Logos) que em nossa lingua seria algo como “Deus fala” ou “Palavra de Deus”. O centro de toda teologia está em Deus. Algumas pessoas, equivocadamente, pensam que todo centro dos evangelhos está no homem, dado o alto preço pago por Jesus Cristo na cruz do Calvário, mas estão errados. Mesmo nesse momento, o centro continua sendo “YHVH”, o centro continua sendo o Senhor. Sua justiça, seu amor, seu perdão, seu cuidado e sua promessa. Tudo na bíblia se refere a Deus. Uma pessoa uma vez me disse que a bíblia é a narrativa do homem nessa terra tentando se aproximar de Deus, eu retruquei: é o contrário.

bacharel em teologia (2) curso-de-teologia-gratis-

Toda escritura sagrada é a clara demonstração de que o homem jamais poderia por si só chegar até nosso Deus e sua palavra na verdade mostra sempre Deus tentando resgatar o homem. É Deus quem toma a iniciativa. Nós nunca conseguiriamos fazer isso, é contra nossa natureza, é contra nosso coração caído e enganoso envolto em pecado.

Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o poderá conhecer?
Jeremias 17:9

Estudar teologia é dever de todo seguidor de Jesus. Se coisas que tem valor extremamente fugaz como o conhecimento desse mundo, tantas vezes dedicamos muitas horas de nossa vida, quanto mais devemos nos dedicar a aquilo que é eterno.

Como estudar teologia sistemática?

Confesso que é muito dificil estudar sozinho, eu particularmente, contei com o apoio do curso de teologia a distancia nessa tarefa. Mas você pode começar comprando um bom dicionário bíblico e uma boa teologia sistemática. Um prévio conhecimento de exegese e hermenêutica é desejável.