Curso de teologia a distancia vale a pena?

curso de teologia a distancia

Devido à grande agitação do nosso dia-a-dia, temos muitas atividades a serem desempenhadas e pouco tempo para dar conta. Eu que sempre amei o estudo da palavra de Deus, decidi que era a ora de procurar um curso teológico, mas aí veio a dúvida: como se eu não tenho tempo? Conclui que precisaria ir para o método online e encontrei o curso de teologia a distância da universidade da bíblia e em cima cheguei a conclusões bem interessantes.

O que um curso de teologia a distancia deve oferecer?

A resposta a essa indagação depende das suas expectativas. Você quer ser um bacharel em teologia? Quer essencialmente ter formação teológica para ministrar de forma mais consciente seu ministério? Quer carteirinha de teólogo? Devo me inscrever num curso de nível superior? Pode ser um curso livre? O curso precisa obrigatoriamente ser credenciado no MEC?

Como você pôde perceber, nem todos que procuram um seminário têm as mesmas expectativas. Eu estou no time daqueles que buscam um reforço na visão ministerial, não que uma graduação em teologia seja ruim, ao contrário, é totalmente desejável, mas não obrigatório, o mais importante era o que eu poderia fazer com todo esse conhecimento.

Disciplinas básicas de um curso de teologia.

theologia onlinex

Há um grupo de disciplinas básicas que entendo serem obrigatórias para quem quer um estudante de teologia, nisso o curso de bacharel em teologia da UB ganhou pontos comigo por que possui todas elas:

Mas outros, por amor, sabendo que fui posto para defesa do evangelho. Filipenses 1:17

Essa colocação do apóstolo Paulo define bem o que é apologética. Todo cristão, tem o dever de dentro do seu cotidiano defender o evangelho. Essa matéria vai te capacitar para isso.

  • Teologia sistemática

Essa é a que mais gosto. Essa disciplina organiza as muitas doutrinas bíblicas para que todas sejam vistas como um único sistema. Ela permite que você entenda relação entre as profecias do velho testamento e o cumprimento delas nos evangelhos por exemplo. Você vai entender por que o sacrifício de Jesus precisou ser tão violento.

  • Teologia Bíblica

A bíblia é composta por vários livros, ela é um cânone. Em teologia bíblica você vai entender aspectos teológicos de cada livro. Muito bom para ver o desenrolar do maravilhoso plano de Deus.

  • Eclesiologia

Essa matéria cuida dos aspectos eclesiasticos. Liturgia, características e missão da igreja.

  • Batalha Espiritual

Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.
Efésios 6:12

Você vai aprender que existe uma batalha ocorrendo a todo tempo, vai entender como extrair das escrituras sua arma e reforçar seu escudo da fé.

  • Ética cristã

Numa época tão complicada quanto a que vivemos, não pode faltar a um curso de teologia a distância que se prese a discussão da ética. Até aonde ir, até aonde não ir com determinada conduta. Muito boa matéria.

  • Exegese pastoral

O ofício do pastor, apesar de para muitos parecer glamuroso, exige muito estudo e preparo. A exegese junto com a hermenêutica cuidam para que o pastor absorva da bíblia sua real mensagem e assim instrua sua congregação.

  • Pentateuco

São os livros escritos por moisés (Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuterônimo). Os judeus conhecem esses livros como a Torá.

  • Os evangelhos

Retratam o ministério de Jesus, seu nascimento, batismo, ensinamento, perseguição, morte e Ressureição. Possui preciosos ensinamentos entre os quais posso citar as parábolas.

  • História da igreja

Quem não conhece o seu passado está fadado a repetir os seus erros. Na história da igreja você vai estudar sobre o importante amadurecimento da igreja. Vai conhecer a vida de homens como Charles Finney, Martinho Lutero, João Calvino, John Wesley, Spurgeon dentre muitos outros.

  • Homilética

Prepara o pregador para seu ofício. Tornar a mensagem de Deus entendível para os crentes.

  • Evangelismo

Vai te ensinar a como pregar a palavra de Deus no contato um-a-um. Todo cristão é um evangelista, levar o evangelho a todos é nossa missão, capacite-se para ela.

  • Grego

Basicamente vai aprender a ler textos dos originais no Grego. Essencialmente no novo testamento.

  • Hebraico

Basicamente vai aprender a ler textos dos originais no Hebraico. Essencialmente no velho testamento.

É possível aprender tudo isso num curso online?

Posso dizer que sim. Recebi os pdfs em casa em casa em pude ler no computador, pc e tablet. Eu gosto muito de imprimir, imprimi muitos dos arquivos e rasbisquei, marquei e revi tudo. Estudei como se estivesse numa faculdade e precisasse ser aprovado.

O resultado:

Cresci muito, apesar de se seu um método online, percebi que o valor acessível e a praticidade compensam muito. Sou muito grato a Deus pelo maravilhoso curso de teologia da Universidade da Bíblia. Recomendo, valeu a pena.