Como escolher o curso de teologia ideal?

Se você quer começar estudando teologia, saiba que não basta se matricular em um curso aleatoriamente. É preciso saber como escolher o curso de bacharel em teologia ideal. De fato, escolher o curso perfeito de teologia é uma das mais importantes tarefas para quem quer ter uma formação superior nessa área, até porque a oferta é variada e diversa.

Passo a passo de como escolher o curso de teologia ideal

A primeira coisa que você deve ter em conta antes de saber como escolher o curso de teologia ideal é que cada instituição de ensino tem disciplinas a abordar diferentes. Assim, numa Universidade lecionam uma ou outra matéria, enquanto noutra Universidade não a lecionam, optando por outra.

Dessa forma, você deverá ter em mente qual o foco que você quer dar para o seu curso, de forma a saber como escolher o curso de teologia ideal para si.

LICENCIATURA OU BACHERELATO?

Outro aspecto a ter em conta é a escolha entre a licenciatura e o bacharelato. Essa deve ser uma decisão que deve ser tomada antes mesmo de ingressar no curso, e está dependente da área que pretende atuar.

Assim o bacharel em teologia atua em:

  • Ambientes onde estejam presentes as relações sociais e humanas, como bairros, paróquias, instituições eclesiásticas, entre outros.
  • Aconselhamento
  • Execução de capelina hospitalar, carcerária, militar, educacional

Já o licenciado em teologia atua em:

  • Docência, ou ensino religioso em escolas e universidades (didática e psicologia da educação, por exemplo)
  • Apoios em ONGs, entre outras, como comunidades desfavorecidas, empresas.

Assim sendo, quando estiver escolhendo o curso de teologia que fará, deve focar no que você deseja fazer após a sua graduação.

ALGUNS DETALHES

Para saber como escolher o curso de teologia ideal, você deve ter conhecimento de alguns detalhes antes.

  • Duração de 4 anos
  • Formação voltada para o lado humanístico
  • Promoção do engajamento social
  • Focos de estudo diferentes de acordo com cada instituição de ensino (uns com uma análise mais sociológica, e antropológica das religiões, outras com foco nas escrituras e textos sagrados)
  • Em todos os cursos são estudados de forma aprofundada as diferentes tradições religiosas e grupos sociais
  • Algumas vezes o curso não tem a denominação de teologia, podendo ser chamado de ciências religiosas, teologia pastoral, ou ciência da religião

FACULDADE OU CURSOS?

Tem ainda a opção de fazer alguns cursos rápidos. O curso de teologia tem a duração de 4 anos, e sem dúvida requer que você tenha bastante dedicação, mas com a vantagem de ser reconhecido pelo MEC.

No entanto, existem alguns cursos oferecidos por igrejas, os quais têm uma duração mais curta, ou até mesmo cursos online. Note que geralmente estes cursos não entregam diploma de graduação no final.

PRESENCIAL OU À DISTÂNCIA?

Tanto os cursos como as graduações (pelo menos uma parte das instituições) oferecem a opção de ser presencial ou online/ à distância.

Esta é uma questão muito subjetiva, pois enquanto algumas pessoas preferem estar numa sala de aula, ouvindo o professor, e contatando diretamente com ele, outros preferem assistir às aulas online, no conforto de casa.

Aqui deve ter em conta:

  • Duração do curso
  • Valor do curso
  • Autenticidade do certificado/diploma

QUAL O MAIS INDICADO?

Outro aspecto a levar em conta sobre como escolher o curso de teologia ideal é saber se o melhor é tirar uma graduação, ou se apenas um curso é suficiente.

Então, no caso de você desejar aprender mais sobre a Bíblia, e se quer obter um diploma, de forma a exercer um ministério de pastor, é aconselhado que você faça um curso superior reconhecido pelo MEC.

No entanto, se apenas quiser aprender mais sobre teologia, um curso numa igreja poderá ser bastante útil.

CONCLUINDO

Recapitulando, deve ter em conta e analisar se prefere fazer uma graduação ou se um curso rápido é o suficiente. Para isso você deve estar conciente do que quer fazer no seu futuro com o curso que está prestes a fazer.

Deve ainda analisar se prefere estudar de forma presencial ou à distância, assim como o porquê de estar fazendo esse curso, o tempo que tem disponível para ele, e qual o valor que tem disponível para investir nele.

Essas questões são primordiais para que você encontre o melhor curso para você. Ou seja, não existe apenas o curso ideal, mas o curso ideal para cada pessoa.

Respondendo a essas questões você saberá como escolher o curso de teologia ideal para você.