5 curiosidades bíblicas que você com certeza tem

A Bíblia é um livro sagrado de milhares de anos e que traz consigo uma atmosfera de curiosidade e mistério a seu respeito. Isso por que é uma escritura muito antiga e que, até os dias de hoje, segue sendo reproduzida, seguida e validada pelo mundo inteiro.

O fato é que a Bíblia é um verdadeiro fenômeno que motiva multidões e também gera muita curiosidade nas pessoas.

Por isso é que você verá a seguir 5 curiosidades bíblicas que você com certeza tem!

  • das 5 curiosidades bíblicas que você com certeza tem: Quem escreveu a Bíblia?

Se engana bastante quem crê que a Bíblia foi escrita somente por uma pessoa. Isso por que o Livro Sagrado nada mais é do que a reunião de diversos livros escritos em diferentes épocas.

Os principais autores do mesmo, de acordo com a visão religiosa, foram pessoas que, de alguma forma, receberam mensagens divinas para produzir as escrituras e também apóstolos que viveram com Jesus.

Já segundo os historiados a resposta é diferente e o que conhecemos como Antigo Testamento nada mais é do que a reunião de diversas lendas e histórias do povo judeu que foram passadas durante séculos, no boca-a-boca e posteriormente registradas em papel. Já o Novo Testamento teria sido escrita por seguidores e apóstolos de Jesus.

  • das 5 curiosidades bíblicas que você com certeza tem: Qual o idioma original da Bíblia

Originalmente os textos do Antigo Testamento foram escritos em aramaico e hebraico. O aramaico é uma antiga língua que era utilizada em algumas partes do Oriente Médio e o hebraico é o idioma utilizado até os dias de hoje em Israel.

Já os textos do Novo Testamento foram escritos em grego, aramaico e copta, que é um antigo idioma egípcio.

  • das 5 curiosidades bíblicas que você com certeza tem: de onde vem o nome da Bíblia

A palavra “Bíblia” provém do grego biblion, que era o nome conferido aos antigos livros feitos em papiro. Esse nome teve início graças a cidade fenícia chamada Biblios, local de onde os gregos traziam o papiro para suas escrituras.

  • das 5 curiosidades bíblicas que você com certeza tem: Jesus teve contato com o Antigo Testamento?

Tudo indica que sim pois como judeu ele deveria ter acesso aos textos do Antigo Testamento o que significa que deve ter lindo o mesmo. Há também uma passagem na Bíblia que diz “Quando Jesus vai a sinagoga, ele abre um rolo e lê um texto do profeta Isaías” lembrado que esse é um dos livros que fazem parte do Antigo Testamento.

bacharel em teologia (2) curso-de-teologia-gratis-
  • das 5 curiosidades bíblicas que você com certeza tem: Como eram produzidos os exemplares da Bíblia

Visto que não havia gráfica na época é claro que dava um trabalho enorme reproduzir a Bíblia. O trabalho era feito à mão por copistas profissionais. O mais curioso é que a maioria dos copistas eram analfabetos, o que aumentava bastante o risco de erro.

Como esses exemplares eram escassos e raros eles normalmente ficavam trancados em mosteiros, longe do acesso de todos.

Vale lembrar que até a Idade Média o livro não era como conhecemos hoje e sim formado por um grande rolo de folhas avulsas de pergaminho ou papiro na qual os textos eram escritos.

Por fim, uma curiosidade extra é que nem sempre a Bíblia foi dividida em capítulos e versículos, nem tinha pontuação. Isso só começou a mudar depois do século XIII em uma versão organizada pelo arcebispo Stephen Langton.

Quantas curiosidades sobre a Bíblia, não é mesmo?! Pois bem, agora elas foram desvendadas!

Até a próxima!